terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Encontro na praia (XI)


- Olá, entra. Estou mesmo a acabar de preparar o nosso jantar. - disse Patrícia com um lindo sorriso.
- Cheira muito bem. O que é?
- Espero que gostes de pasta. É spaguetti alla carbonara.
- Adoro pasta. Espero que combine bem com este vinho. - e mostrou garrafa que comprara.
- Parece-me bem. Queres ajudar-me a abrir? - e Patrícia encaminhou-se para a cozinha à frente de João. A visão daquele corpo espectacular perturbou-o profundamente. E para ajudar, ouvia-se uma enebriante música vagamente parecida com tango...

A cozinha do apartamento de Patrícia era pequena mas acolhedora. João abriu a garrafa enquanto a jovem dispunha a pasta numa travessa. Como o espaço era exíguo, era inevitável tocarem-se. E foi que aconteceu quando Patrícia procurava uma colher para servir, tocou ao de leve na mão de João que pousava o saca-rolhas na bancada. Tanto um como outro sentiram um arrepio que lhes percorreu o corpo de alto a baixo. A atracção era tão intensa que parecia inflamar o ar que os rodeava. João aproximou a boca dos lábios entreabertos de Patrícia que pareciam pedir para ser beijados mas ela afastou-se quebrando o encanto que os rodeava.
- Vamos jantar? - perguntou Patrícia fazendo de conta que não se passara nada.

Patrícia pousou a travessa na mesa da sala e começou a servir. João estranhou a atitude da Patrícia mas acompanhou-a até à mesa servindo o vinho. Sentaram-se em silêncio e começaram a comer. A promessa do beijo continuava ali entre eles. Durante alguns minutos só se ouvia o som de ambos a mastigar e a música.

- Então...- disse Patrícia ao mesmo tempo que João também quebrava o silêncio:
- Porque que é que... - João interrompeu-se - Diz tu. O que é que estavas a dizer?
- Diz tu primeiro. Tu é que disseste que precisavas de conversar.
João ficou atrapalhado. Na verdade dissera aquilo porque queria muito vê-la. E, também, tinha que lhe dar uma justificação pela sua saída repentina daquela tarde. Não sabia bem o que lhe dizer mas suspeitava que não lhe podia dizer toda a verdade sobre a sua vida. Decidiu ser sincero, pelo menos em parte:

- Se queres que te diga, eu disse isso porque queria muito ver-te. Não esperava um convite para jantar mas ainda bem que vim até cá. O teu spaguetti está divinal. Agora posso eu fazer uma pergunta?
- Bom, não estou muito satisfeita por me teres tentado "enganar" fazendo-me acreditar que precisavas de um ombro amigo.
- Talvez até precise mesmo do teu ombro mas primeiro deixa-me fazer a tal pergunta.
- Está bem. Diz...
João pegou-lhe na mão e ela não se esforçou por retirá-la.
- Porque é que, depois do que se passou esta tarde na praia, fugiste do meu beijo há pouco? Eu sei que te apetecia tanto como a mim.


Patrícia corou com aquele seu jeito de menina tímida e desviou o olhar. João tocou-lhe, ao de leve, no queixo forçando-a a olhá-la nos olhos. Patrícia enfrentou-lhe o olhar.
- A minha atitude desta tarde foi, completamente, fora do vulgar. Não deixas de ser um desconhecido. Não sei nada sobre ti. Convidei-te cá para casa porque pensei que viesses explicar o que se passou para teres saído da praia daquela maneira. Fiquei muito confusa por ter, literalmente, rebolado na areia contigo e logo a seguir saiste a correr e deixaste-me sozinha. Nem imaginas como me senti. Afinal o que se passou contigo? Há algo que eu deva saber?

João fitou-a e tentou ordenar os pensamentos. E, finalmente, começou a falar:

Sem comentários:

Enviar um comentário